quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de tirar os enfeites de Natal


Bom dia, boa tarde ou boa noite...

Quem é católico ou curioso sabe ou deveria saber: hoje é a data de veneração aos Três Reis Magos. Os convertidos Belchior, Gaspar e Baltazar também marca o dia de desmontar os presépios e todos os enfeites de natal.

É muito bonito ver as companhias de reinado, em Bambuí mesmo sei que tem apresentações maravilhosas. Isso sim é cultura e preservação das tradições.

NA WIKIPÉDIA:
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte. Na França come-se "Buché a la Renne" onde também encontram um brinde no seu interior e a buché também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado. Feliz dia de Reis. Em Portugal e também em outros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes goluseimas e chouriças etc... No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

Uns abraços,
FJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário