sábado, 17 de março de 2012

Firjan divulga índice de qualidade de gestão dos municípios


Pesquisa diz que Bambuí tem “Gestão em Dificuldade”

Para saber o índice de sua cidade CLIQUE AQUI.

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

Com 0,4946 pontos no índice geral, Bambuí está abaixo até da média nacional, que é de 0,5321. O resultado mais crítico da cidade está no índice Liquidez. Na prática, o empresário que fornece para a Prefeitura de Bambuí já conhecia bem esta realidade antes da pesquisa. No IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, a nota de Bambuí foi pífia: 0,0184 pontos. Isso significa dizer que a Prefeitura encerrou o ano com mais restos a pagar do que recursos em caixa, ou seja, virou 2010 no vermelho.

Por outro lado, no quesito Investimentos a cidade atingiu a pontuação máxima: 1. O IFGF Investimentos é o indicador que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida, ou seja, promoção do bem-estar da população, iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados.

O índice também serviu para mostrar como é preciso que seja feito um concurso público em caráter de urgência. No IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento do quadro de funcionários, Bambuí teve apenas 0,4342 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário